A escultura de pedra mede aproximadamente quatro centímetros de altura e foi encontrada em bom estado de conservação, segundo comunicado do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva.
Presentada una nueva venus Gravetiense del yacimiento Amiens-Renancourt (Francia) de 4 cm. Datación ~23.000 años. ¡La 15ª estatuilla encontrada en ese sitio!
— Roberto Sáez (@robertosaezm) December 4, 2019
Vídeo: France 3, J.-P. Delance, N. Corselle, S. Dufour pic.twitter.com/h3UraXRNGT
Apresentada uma nova Vênus Gravetiana Amiens-Renancourt (França) de 4 cm. Datada de aproximadamente 23.000 anos. A 15ª escultura encontrada nessa área!
A figura representa uma mulher com coxas e seios hipertrofiados, como se fosse uma Vênus do paleolítico, sendo possivelmente utilizada para culto de fertilidade.
O estilo da mulher esculpida na pedra se encaixa em um padrão estético do período Gravetiano, desenvolvido na Europa entre 28.000 e 22.000 a.C.
A escultura é a décima quinta descoberta na área arqueológica, o que faz com que os arqueólogos acreditem que no local houvesse uma oficina que produzia as esculturas durante o período Paleolítico Superior.
A área foi encontrada em 2011 e as escavações já revelaram diversos artefatos de um antigo acampamento de caçadores, como pontas de flecha, facas, joias e restos de ossos.