"Recentemente, o míssil de cruzeiro R-360 do complexo RK-360MTS Neptun passou com sucesso na fase de testes, durante a qual fez um voo de várias centenas de quilômetros em uma determinada rota e altitudes, o que confirmou suas características de voo", informou o Ukrainsky Militarny Portal.
De acordo com Oleg Korostelev, chefe do escritório de projetos de defesa ucraniano Luch, do consórcio estatal ucraniano Ukroboronprom, o míssil voou mais de 250 quilômetros ao longo da rota especificada.
O R-360 pesa 870 quilos e pode transportar uma ogiva de 150 quilos. O alcance é de até 280 quilômetros, com uma velocidade de cerca de 900 km/h, enquanto a altitude do voo sobre a superfície do mar é de três a dez metros.
O complexo pode lançar simultaneamente até 24 mísseis. As autoridades ucranianas anunciaram os testes do Neptun em abril deste ano.
Míssil capaz de destruir Ponte da Crimeia?
A Rússia considera que o desenvolvimento deste complexo se baseia no antigo míssil soviético X-35.
Em julho, o ex-secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, disse que esses mísseis são supostamente capazes de destruir em poucos minutos a recém-construída Ponte da Crimeia, que liga a península à parte continental da Rússia.
Em resposta, o deputado russo Vladimir Zhirinovsky afirmou que, se tal acontecesse, a Ucrânia "deixaria de existir como Estado".