A explosão ocorreu em um edifício residencial de cinco andares, que abriga cerca de 22.000 pessoas, às 8h55 (4h55, no horário de Brasília), informou a mídia.
De acordo com um porta-voz da polícia local, a explosão ocorreu na Rua Bertolt-Brecht.
"Vinte e cinco pessoas ficaram feridas em vários graus de gravidade e uma pessoa não resistiu aos ferimentos", informaram as autoridades.
É provável que o número de feridos aumente, dizem as autoridades. Cerca de 160 socorristas estão lidando com o desastre, englobando brigadas de incêndio e paramédicos.
#Update #Blankenburg1312
— Polizei Magdeburg (@Polizei_MD) December 13, 2019
Bei der #Explosion wurden 25 Bewohner zum Teil schwer verletzt. Im Polizeirevier Harz in Halberstadt wurde ein Einsatzstab eingerichtet. Gegenwärtig werden der Unglücksbereich weiträumig abgesperrt und weitere Bewohner evakuiert. pic.twitter.com/uHxTUUSwUi
Helicópteros também foram enviados para transportar por via aérea os feridos para hospitais próximos.
Explosion in #Blankenburg(Harz) in einem Mehrfamilienhaus. pic.twitter.com/Y32haJBkio
— Marco Thieme (@ostharz) December 13, 2019
Explosão em Blankenburg em um bloco de apartamentos
O edifício foi evacuado, assim como um jardim de infância e uma escola situada nas proximidades. As áreas adjacentes foram isoladas, com todo o tráfego desviado para as ruas próximas. A causa da explosão ainda é desconhecida.
Segundo informações, é suposto que um idoso mantinha várias latas de gás líquido, bem como munições da Segunda Guerra Mundial, dentro de seu apartamento no prédio, que poderia ter causado a explosão.