Chanceler chinês apontou, em um evento realizado em Pequim nesta sexta-feira (13), que as políticas adotadas pelos EUA só serviram para "danificar confiança arduamente conquistada" e para "difamar" a China, solicitando que Washington "corrija a sua visão de mundo".
Ainda a serem tratados, "sérios problemas" continuam desafiando as relações entre os EUA e a China, afirmou Wang Yi, que acrescentou que a visão norte-americana em relação à China e ao mundo inteiro tem sido "inapropriada".
Deputados e senadores norte-americanos têm aprovado uma série de resoluções nos últimos meses contra a China, inclusive a lei dos "direitos humanos e democracia" em Hong Kong, bem como um projeto de lei condenador de alegadas violações dos direitos na província chinesa de Xinjiang e ameaçador de impor sanções contra Pequim.
Por sua vez, as autoridades chinesas responderam duramente a ambos os atos, criticando-os como tentativas de interferência nos assuntos internos da China.
A disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo tem impactado negativamente o crescimento econômico global.