Durante o seu discurso em um fórum realizado na capital do Qatar, Doha, Cavusoglu advertiu de novo os Estados Unidos de que a Turquia retaliaria contra quaisquer sanções que Washington possa impor a Ancara devido à compra dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400.
"A Turquia acredita que os EUA continuam sendo nosso aliado assim como somos seus aliados […] Ninguém pode cancelar o acordo com a Rússia de compra dos sistemas S-400, é um negócio fechado. A oferta russa era mais lucrativa. Agora estamos prontos para adquirir sistemas estadunidenses Patriot, estamos aguardando por uma resposta", disse o chanceler turco.
Ainda esta semana, o Senado norte-americano aprovou uma lei que dá luz verde para introdução de sanções contra Ancara devido à compra dos referidos sistemas e por ter conduzido a operação militar na Síria.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado, dominada pelo Partido Republicano, aprovou, por 18 votos contra 4, o projeto de lei para impor sanções econômicas à Turquia.
A maior parte dos senadores demonstrou grande insatisfação não só com a compra dos sistemas S-400, mas também com a operação turca no nordeste da Síria.
Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, descreveu a medida como "nova manifestação de desrespeito por decisões soberanas de segurança nacional".
A Rússia iniciou a entrega do sistema de defesa antiaérea S-400 para Ancara em julho de 2019. De acordo com a presidência da Turquia, o sistema deverá entrar em operação em abril de 2020.