Na ocasião, os veículos militares americanos se encontravam na cidade lituana de Pabrade, localizada apenas a 7,5 km da fronteira com a Bielorrússia.
Em um vídeo publicado pelas Forças Armadas da Lituânia no Twitter é possível ver a ação.
A bit of Christmas spirit and M1 Abrams shooting training by the 1st Battalion of the 9th #US cavalry regiment in Pabrade #Lithuania 🇱🇹🇺🇸 #WeAreNATO #StrongerTogether pic.twitter.com/fYQ72BGJLN
— Lithuanian_Armed_Forces (@LTU_Army) December 14, 2019
Um pouco de espírito natalino e de treinamento de tiro de M1 Abrams pelo 1º Batalhão do 9º Regimento de Cavalaria dos EUA em Pabrade na Lituânia
Os veículos militares haviam chegado ao país do leste europeu ainda em 21 de outubro deste ano. De acordo com dados publicados pela Sputnik Lituânia, as tropas dos EUA enviadas ao país para contenção, troca de experiência e participação em exercícios incluem mais de 500 militares.
Exercícios da OTAN
A ação militar se dá no contexto dos exercícios conjuntos entre forças dos EUA e da Lituânia Defender Europe 2020. Ambos os países são membros da OTAN.
Por sua vez, o governo da Bielorrússia acentuou o aumento do contingente militar da OTAN perto de suas fronteiras, além do período prolongado de sua presença, o que não é bem visto por Minsk.
A Bielorrússia também caracterizou a atividade como os maiores exercícios da OTAN nos últimos 25 anos.