A escultura de calcário, medindo 35 centímetros de altura e 55 centímetros de comprimento, foi achada em meio a uma pesquisa na necrópole de Tunah Al Jabal, localizada na província egípcia de Minya, comunicou o Ministério das Antiguidades do Egito.
O diretor-geral do ministério, Gamal El Samastaui, destacou as "características e detalhes nítidos e bonitos do rosto" que caracterizam a peça, demonstrando "a habilidade do antigo artista egípcio" que a esculpiu.
A pesquisa e as escavações arqueológicas na área, segundo Samastaui, vão continuar até se descobrir como a estátua chegou a esta área "misteriosa".
Durante os últimos três anos de escavações neste sítio arqueológico, foi encontrada uma série de múmias, além de vários cemitérios e catacumbas com muitos sarcófagos de pedra e de madeira. Os especialistas estimam que as múmias na área estejam em boas condições.
A esfinge foi encontrada acompanhada por uma coleção de amuletos de cerâmica, vasos de barro de várias formas e tamanhos, e uma garrafa de alabastro, entre outros objetos.