Nomeado em honra à província de Shandong, a embarcação é a primeira produzida localmente e foi entregue à Marinha chinesa nesta terça-feira (17) em um porto na província de Hainan, no sul do China.
#BREAKING 🇨🇳 #China’s first domestically built #aircraftcarrier was named Shandong (No.17) and joined #PLANavy today. Construction began in November 2013, the carrier is classified as Type 001A. China has two aircraft carriers now. pic.twitter.com/MOw6on15Jo
— Shen Shiwei沈诗伟 (@shen_shiwei) December 17, 2019
Urgente: o primeiro porta-aviões produzido domesticamente foi nomeado Shandong e se juntou à Marinha hoje. A construção começou em 2013, a embarcação é classificada como Type 001A. A China possui dois porta-aviões agora.
A nova embarcação marca um impulso significativo para o poder naval chinês, juntando-se aos Estados Unidos, Reino Unido e Itália, para se tornar o quarto país no mundo a possuir vários porta-aviões. Um terceiro navio do tipo está atualmente em construção.
O porta-aviões passou por diversos testes marítimos antes de ser comissionado, incluindo manobras no estreito de Taiwan, uma área altamente sensível na região.
Washington e Pequim vivem uma escalada de tensões, representadas principalmente por razões econômicas, porém, o crescente poderio militar chinês tem preocupado cada vez mais as autoridades norte-americanas.
A China rapidamente desenvolve suas capacidades navais, se tornando um ator regional de peso no Pacífico.