Não é novidade que após a morte da monarca britânica seu filho mais velho, Charles, o príncipe de Gales, deverá assumir o trono do Reino Unido.
No entanto, desde os anos 60 que os passos a serem dados após a constatação da morte da rainha foram minuciosamente pensados em um plano secreto, conforme publicou o tabloide Daily Star.
'Ponte de Londres caiu'
Assim que a Rainha Elizabeth II vier a falecer, o público não será informado de forma imediata.
Segundo o plano secreto Ponte de Londres Caiu, a primeira pessoa a ser notificada sobre o falecimento será o primeiro-ministro britânico. Ele deverá receber tal notícia do secretário privado da rainha, Sir Christopher Geidt.
Logo em seguida a ele o comunicar às autoridades dos países pertencentes à Comunidade Britânica, uma declaração será emitida pela agência Press Associate e pela BBC através de uma transmissão de rádio chamada de RATS.
Durante a transmissão às personalidades oficiais uma mensagem código será pronunciada: "Ponte de Londres". Ao ouvir a mensagem, os funcionários saberão que a rainha faleceu e, por sua vez, os servidores públicos responderão com "Ponte de Londres caiu".
Além disso, outras duas formas de informe serão usadas: uma nota no site da realeza e uma placa colocada fora do Palácio de Buckingham.
Reunião em família e sucessão
Na manhã seguinte ao falecimento de Elizabeth II, hoje com 93 anos, dos quais 67 no trono, a Família Real se reunirá. Logo em seguida, serão anunciados 12 dias de luto nacional antes do funeral.
Neste período o país poderá registrar valioso volume em perdas, uma vez que as instituições financeiras, tais como bolsas de valores, mercados e bancos, suspenderão suas atividades.
Também a programação de muitos canais de TV sofrerá alterações.
No entanto, logo após o funeral da monarca o Reino Unido não ficará por muito tempo com seu trono vazio. A coroação do herdeiro do trono deverá ocorrer logo após a morte da rainha que reina há mais tempo no mundo.
Caso o herdeiro a assumir seja o príncipe Charles, o mesmo poderá continuar com seu nome mais conhecido com uma pequena alteração, Charles III, ou escolher um de seus outros nomes.