Guardados em uma sepultura do Cemitério dos Inválidos de Berlim, os restos mortais de um dos maiores chefes dos órgãos de segurança da Alemanha de Hitler, Reinhard Heydrich, sofreram tentativa de roubo.
Conforme informou o jornal local Der Tagesspiegel, os restos mortais de Heydrich jaziam em condições anônimas no cemitério.
No entanto, no dia 12 de dezembro, um dos funcionários do cemitério descobriu que a sepultura de Heydrich se encontrava aberta, embora nada de seu interior tenha sido roubado, segundo as autoridades locais.
Embora a identidade dos autores do ato não tenha sido confirmada, acredita-se que os mesmos tenham obtido de alguma forma informações que levaram à sepultura de Heydrich.
Em um vídeo publicado na Internet é possível ver a sepultura do oficial nazista.
Mentor do Holocausto
Reinhard Heydrich é conhecido por ter liderado a Conferência de Wannsee. O evento, datado de 1942, reuniu diversas autoridades alemães em um palacete do subúrbio de Berlim para discutir o destino de milhões de judeus que se encontravam em territórios sob o controle das forças alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião foi decidida a Solução Final, o plano que determinou a execução em massa dos judeus na Polônia ao passo que eram transferidos de todos os territórios ocupados pela Alemanha.
O oficial nazista ocupou cargos importantes do Reich, entre eles o chefe da Gestapo, um dos pilares da inteligência das forças nazistas.
Reinhard Heydrich morreu em 1942 em Praga (República Tcheca), após ser ferido em um ataque planejado pelo Reino Unido e o governo checoslovaco no exílio.