O ex-líder confirmou estar hospitalizado. Mas declarou: "estou melhorando. Essencialmente, o tratamento terminou. Mais uns dois dias de internação e acabou", informou Gorbachev por telefone.
Quando perguntado se realmente teria alta, o político confirmou que sim.
"Dizem que sim – que foi uma pneumonia. Mas eles dizem, e eu também acho, que puderam tratar rapidamente, por isso, essencialmente, estou livre [da febre]", acrescentou.
Em meados deste ano, o ex-líder de 88 anos havia anunciado que passava por extenso tratamento em hospital. Na época, o líder declarou estar escrevendo um livro durante sua internação.
No entanto, o serviço de imprensa da Fundação Gorbachev se recusou a confirmar as informações, dizendo que não estão prontos para comentar os relatórios médicos do ex-líder.
Mikhail Gorbachev se tornou presidente da União Soviética em março de 1985. O ex-líder é muito admirado pelos seus esforços para acabar com a Guerra Fria, assim como é duramente criticado pelos seus fracassos na área econômica e política, que levaram à queda do Pacto de Varsóvia e da União Soviética.