O líder estadunidense fez a exigência no seu Twitter, afirmando que os democratas não têm quaisquer provas das acusações que fazem contra ele.
So after the Democrats gave me no Due Process in the House, no lawyers, no witnesses, no nothing, they now want to tell the Senate how to run their trial. Actually, they have zero proof of anything, they will never even show up. They want out. I want an immediate trial!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 20, 2019
Então depois que os Democratas não me concederam um processo justo na Câmara, sem advogados, sem testemunhas, sem nada, eles agora querem dizer ao Senado como fazer o julgamento deles. Na verdade, eles [os democratas] não têm provas de nada, elas nunca vão aparecer. Eles não querem avançar. Eu quero um julgamento imediato!
Ele adicionou que os democratas não conseguiram obter nenhum voto de republicanos na questão do impeachment. Segundo Trump, seus adversários têm fracas evidências sobre o assunto e é por isso que não querem participar do julgamento.
O formato e os prazos do processo de impeachment no Senado não estão ainda definidos. Isso está sendo visto como meio de pressão sobre os republicanos com o objetivo de fazer com que estes concordem com as exigências dos democratas sobre o formato do processo jurídico.
Na quarta-feira (18), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o afastamento de Donald Trump por abuso de poder e obstrução ao Congresso em duas votações diferentes.