O teste foi realizado no litoral de Chandipur, no estado indiano de Odisha, onde durante o teste foram realizados dois disparos.
"O míssil foi testado em voo com configuração total em modo de aplicação para interceptação do alvo no ar, cumprindo os objetivos da missão", publicou a declaração da DRDO o portal Zee Business.
Ainda de acordo com a mídia, o sistema do Míssil Terra-Ar de Reação Rápida (QRSAM, sigla em inglês) possui comando e controle totalmente automatizado, radar de vigilância, radar multifuncional e plataforma lançadora.
Os radares monitoram a área ao seu redor em 360° e possuem tecnologia de última geração desenvolvida na Índia.
#WATCH India successfully test-fired Quick Reaction Surface to Air Missile off the coast of Odisha today. The weapon system is expected to be ready for induction by 2021: DRDO pic.twitter.com/eFiMeEcjVv
— ANI (@ANI) December 23, 2019
Índia disparou hoje com sucesso em teste de voo seu Míssil Terra-Ar de Reação Rápida no litoral de Odisha. Espera-se que o sistema de armas esteja pronto para entrar em serviço em 2021.
Tensões com o Paquistão
O teste decorreu em meio a tensões com o vizinho Paquistão aumentando na fronteira entre os dois países.
"A situação ao longo da Linha de Controle [linha de fronteira entre a Índia e o Paquistão na Caxemira] pode escalar a qualquer momento", declarou o comandante-em-chefe do Exército indiano, general Bipin Rawat, conforme publicou o jornal The Times of India.