A 53ª Ala da Força Aérea dos EUA anunciou na segunda-feira (23) que um F-16C Fighting Falcon derrubou um drone perto da base aérea de Eglin (Flórida), nas águas do golfo do México, usando o sistema de armas avançado (APKWS) AGR-20A da empresa britânica BAE Systems, em 19 de dezembro.
As imagens em câmera lenta publicadas pela 53ª Ala mostram o F-16 voado a baixa altitude e disparando um foguete guiado a laser contra um pequeno drone.
And here’s slow motion video of the rocket firing, courtesy of @TeamEglin pic.twitter.com/4mbRe1PZTq
— Jeff Martin (@JeffMartinDC) December 23, 2019
E aqui está o vídeo em câmara lenta do disparo do foguete, cortesia da equipe de Eglin
"O teste foi inédito e vai moldar o futuro de como a Força Aérea executa a defesa contra mísseis de cruzeiro", disse o coronel norte-americano Ryan Messer, comandante da 53ª Ala, no comunicado à imprensa.
"Este é um excelente exemplo de como a 53ª Ala está usando recursos prontamente disponíveis para estabelecer formas inovadoras que melhoram as capacidades das nossas unidades de combate".
De acordo com a declaração, o AGR-20A foi originalmente desenvolvido como uma "arma de baixo custo e baixo dano colateral ar-terra" para campanhas no Afeganistão e no Iraque.
Estima-se que um jato como o F-16 pode "transportar duas a três vezes" mais foguetes AGR-20A do que a sua capacidade atual de mísseis AIM-120.