Uma das opções possíveis para passar a realizar as transferências bancárias em rublos é a abertura de uma filial de um banco estatal russo no Equador ligado ao sistema de mensagens financeiras do Banco Central russo, análogo ao SWIFT.
O Equador não tem sua própria moeda nacional, por isso todo o tipo de transferências é realizado em dólares norte-americanos. Não é segredo que qualquer transferência de dólares é controlada pelo sistema da Reserva Federal dos EUA. Por esta razão, os bancos locais são relutantes em fazer pagamentos à Rússia devido ao risco de serem alvo de sanções secundárias, disse uma fonte familiarizada com as negociações ao jornal russo Izvestia.
Segundo a fonte, as conversas entre os dois países estão sendo realizadas a nível diplomático, de representações governamentais e empresariais.
Apesar de que ambos os países se encontram ainda na etapa de negociação, várias entidades bancárias estatais russas já analisaram esta possibilidade, tendo uma delas, que preferiu manter o anonimato, expressado seu interesse em cooperar, caso os dois países decidam mudar para o rublo nas suas transações.