O rublo se transformou em uma das moedas mais rentáveis para investidores em todo o mundo, informa a Bloomberg ao citar opiniões de diversos especialistas e investidores.
Relatórios da Bloomberg indicam que o rublo trouxe até 72,9% de retorno para aqueles que investiram na moeda desde 2014, duas vezes mais do que a libra egípcia, que teve a segunda maior valorização.
O rublo também se tornou um "refúgio" para aqueles que evitam as incertezas relacionadas à guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta, os EUA e a China. A agência de notícias indicou que a moeda russa possui sua atual posição não somente devido à relativa alta taxa de juros do país, mas também graças à sua segurança garantida pelo crescimento da economia e acumulação das receitas petrolíferas como reserva nacional.
Essas mudanças ocorreram desde que o rublo sofreu um significante choque e perdeu seu valor em 2014, após a desvalorização do barril de petróleo e a introdução de sanções estrangeiras contra Moscou. Desde então, a moeda tem gradualmente reconquistado terreno valorizando-se em 7,32%, comparada ao preço atual, e quase 10% em contratos futuros em 2019.
Analistas do HSBC Holdings Plc, citados pela Bloomberg, acreditam que a tendência de crescimento continuará em 2020, valorando-se em até 7% em relação a atual cotação.