Arqueólogos envolvidos no estudo da pirâmide de Meidum revelaram em um documentário intitulado "Secrets of Archaeology" (Segredos da Arqueologia) ter ficado muito assustados ao descobrirem estátuas do faraó Rahotep e de sua esposa. Os pesquisadores disseram que tiveram medo porque as estátuas tinham expressões faciais intensas e muito "realistas".
The hauntingly-lifelike eyes of this 4,500-year-old Seated Scribe are made from white magnesite (with tiny red veins!) and pupils of rock crystal (Saqqara Necropolis, Louvre) https://t.co/RKy5G8k7v5 pic.twitter.com/zmYMNJImUu
— Journal of Art in Society (@artinsociety) August 19, 2019
Os olhos assombrosamente realistas deste Escriba Sentado de 4.500 anos são feitos de magnesite branca (até se veem pequenas veias vermelhas!) e pupilas de cristal de rocha (Necrópole de Sacará, Louvre)
A história da pirâmide de Meidum não é menos bizarra. Pensa-se que tenha sido construída para o faraó Sneferu, o fundador da Quarta Dinastia, que foi estabelecida em 2613 a.C., sendo a primeira pirâmide egípcia de lados retos, segundo relata o portal Express.
Here's another one; Rahotep's wife with amethyst eyes. She reminds me of Elizabeth Taylor. pic.twitter.com/4b0kUz3X1d
— Francesca Santoro (@Phyllida1234) August 19, 2019
Aqui está outro; a esposa de Rahotep com olhos de ametista. Ela me faz lembrar a Elizabeth Taylor.
Foi originalmente concebida como uma pirâmide de degraus, como a construída para o faraó Djoser. A pirâmide de Djoser foi a primeira construção de pedra de grandes dimensões no Egito.
Ancient Egypt - Djoser’s step pyramid complex
— Rodolfo Jardón (@_rjardon) September 12, 2019
Djoser’s step pyramid complex marks a major evolution in ancient Egyptian building techniques. The improvement in materials and architectural skill is often attributed to his architect, Imhotep. https://t.co/guTcNrI9wU pic.twitter.com/q6lIXimmdi
Antigo Egito: complexo de degraus da pirâmide de Djoser
O complexo de pirâmides de degraus de Djoser marca uma grande evolução nas técnicas de construção egípcias antigas. A melhoria dos materiais e a habilidade arquitetônica é muitas vezes atribuída ao seu arquiteto, Imhotep.
Arquitetos posteriores abandonaram esta abordagem e escolheram um conceito revolucionário que tornou as linhas da estrutura "suaves e inclinadas". No entanto, aparentemente cometeram um erro de cálculo, e a estrutura entrou em colapso. "As bases das quatro paredes externas de suporte caíram, e os blocos de calcário escorregaram para baixo, revelando a parte interna que vemos hoje", revelou o documentário.
Depois que a pirâmide entrou em colapso, o faraó Sneferu mandou construir outra.
Ela também tinha um desenho incomum, pois sua seção superior foi construída em um ângulo menor, 43 graus, em vez de 54, o que veio a dar o nome à estrutura, a Pirâmide Curvada. Foi a coisa mais alta durante 5 anos.