"O chanceler Ernesto Araújo realizou esta tarde uma videoconferência com o chanceler da Argentina, Felipe Solá. A conversa transcorreu em [um] clima muito cordial e tratou de múltiplos temas da agenda dos dois países", afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil no Twitter.
O Chanceler Ernesto Araújo realizou esta tarde uma videoconferência com o Chanceler da Argentina, Felipe Solá. A conversa transcorreu em clima muito cordial e tratou de múltiplos temas da agenda dos dois países.
— Itamaraty Brasil🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) December 26, 2019
Solá, por outro lado, também recorreu à mesma rede social para explicar que ambos mantiveram uma videoconferência "extensa", embora, além de pontos de concordância, ele enfatizasse que também existem diferenças.
"Conversamos sobre a relação política e comercial sobre democracia na região, sobre pontos de abordagem em meio a diferenças óbvias e ele me convidou para [ir até] Brasília até o final de janeiro", escreveu o representante argentino.
Hoy mantuvimos una extensa videoconferencia con el canciller de Brasil, @ernestofaraujo. Hablamos de la relación política y comercial, sobre la democracia en la región, de puntos de acercamiento en medio de evidentes diferencias y me invitó a Brasilia para fines de enero. pic.twitter.com/94mVYGm8jS
— Felipe Solá (@felipe_sola) December 26, 2019
A relação entre os dois países tornou-se tensa desde que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, alertou sobre a possível vitória do agora presidente Alberto Fernández e mostrou seu descontentamento ao vencer as eleições.
Bolsonaro não compareceu à posse de Fernández em Buenos Aires e não pretendia enviar nenhum representante, embora que no último minuto enviou o vice-presidente brasileiro Antônio Hamilton Mourão.
Nos últimos dias, Bolsonaro e Fernández fizeram declarações em tom conciliatório, destacando a importância de um bom relacionamento entre os dois países vizinhos.