O submarino Volkhov, o segundo submarino de ataque diesel-elétrico de uma série de seis submarinos para a Frota do Pacífico da Rússia, foi lançado na sexta-feira (27) no estaleiro Admiralteysky em São Petersburgo.
"Hoje lançamos o submarino Volkhov, com isso terminamos todos os eventos solenes do ano que passou [...] Em geral, a construção dos navios seguintes está sendo realizada conforme o contrato assinado", disse o diretor-geral do estaleiro Admiralteysky, Aleksandr Buzakov.
"As tripulações [...] estão prontas para o uso em combate e a operação desses submarinos", afirmou o comandante da Flotilha de Primorye das forças mistas da Frota do Pacífico, Vladimir Yakushev.
O contrato de construção de uma série de seis submarinos do projeto 636.3 para a Frota do Pacífico foi assinado pelo Ministério da Defesa e pelo estaleiro Admiralteysky em setembro de 2016. Seis submarinos desse projeto foram construídos para a Frota do Mar Negro no mesmo estaleiro de agosto de 2010 a novembro de 2016.
Os submarinos desse projeto pertencem à terceira geração, têm um deslocamento de 3,95 mil toneladas, velocidade em imersão de 20 nós, profundidade de submersão de 300 metros e tripulação de 52 efetivos. Estão equipados com um novíssimo complexo de navegação, um sistema automatizado moderno de comando e controle, mísseis de alta precisão e torpedos.
Na quarta-feira (25), outro novíssimo submarino foi lançado à água na cidade russa de Severodvinsk. O submarino nuclear Novossibirsk, do projeto Yasen-M, está equipado com mísseis de cruzeiro e pode navegar em regime autônomo por 100 dias.