Como sequestrador conhecia fraqueza do avião MH370

© AP Photo / Rob GriffithSombra do avião da Força Real da Nova Zelândia P3 Orion vista nas nuvens durante as buscas do avião malaio MH370 desaparecido
Sombra do avião da Força Real da Nova Zelândia P3 Orion vista nas nuvens durante as buscas do avião malaio MH370 desaparecido - Sputnik Brasil
Nos siga no
Acredita-se que o MH370 teria sido sequestrado quando desapareceu há cerca de seis anos – e o sequestrador provavelmente conhecia uma fraqueza da aeronave.

O voo da Malaysia Airlines MH370 desapareceu em 8 de março de 2014, quando voava de Kuala Lumpur em direção a Pequim com 239 pessoas a bordo. Ainda se desconhece o que ocorreu com o avião, embora investigações oficiais tenham concluído que, muito provavelmente, o avião tenha caído no oceano Índico, revela jornal Express.

Um dos aspectos mais intrigantes do mistério é que a Unidade de Dados de Satélite (SDU, na sigla em inglês), que processa os dados do avião, foi desligada e depois foi reativada horas antes do desaparecimento.

O que mais choca em relação a sequência de eventos relacionados à SDU é que, aparentemente, ela não pode ser controlada pela cabine e alguns dos pilotos nem sabem como desligar e ligar de novo a unidade.

Mike Exner, um investigador de um grupo de especialistas denominado Independent Group, realizou simulações de voo nos Estados Unidos com dois pilotos veteranos da aeronave Boeing 777. O investigador afirma que "não há forma de desligar a energia primária do satcom [SDU] na cabine [...] isso nem mesmo é descrito nos manuais de voo", disse o investigador citado ao jornal Express.

Somente um dispositivo, localizado em um compartimento no chão da cabine da primeira classe, poderia ser usado para desativar o SDU. No entanto, de acordo com Exner, "os pilotos não são treinados para conhecer este detalhe". Portanto, para poder desativá-lo, o sequestrador deveria conhecer a aeronave melhor do que os próprios pilotos devem conhecer.

"O fato de que o criminoso ou criminosos sabiam acessar o compartimento e como manipular os circuitos corretos sugere um alto grau de sofisticação técnica", avalia o especialista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала