EUA vão enviar forças adicionais ao Iraque para proteger embaixada em Bagdá

© AP PhotoVista aérea do prédio pentagonal de cinco lados, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virgínia.
Vista aérea do prédio pentagonal de cinco lados, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virgínia. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse nesta terça-feira (31) que os Estados Unidos vão enviar forças adicionais ao Iraque para proteger sua embaixada em Bagdá e pediu ajuda ao governo iraquiano.

"Adotamos ações apropriadas de proteção da força para garantir a segurança dos cidadãos americanos, militares e diplomatas no país e garantir nosso direito de legítima defesa", disse Esper em comunicado, citado pela Reuters.

Mais cedo, manifestantes atearam fogo na cerca da Embaixada dos EUA em Bagdá após os recentes ataques aéreos dos EUA contra milícias xiitas.

"Como em todos os países, contamos com as forças da nação anfitriã para ajudar na proteção de nosso pessoal no país, e apelamos ao governo do Iraque para que cumpra suas responsabilidades internacionais nesse sentido", acrescentou.

No domingo (29), o Pentágono anunciou que havia realizado "ataques defensivos de precisão" em cinco instalações do grupo Hezbollah na Síria e no Iraque, em retaliação pelos ataques recentes do grupo contra uma base norte-americana próxima da cidade iraquiana de Kirkuk.

Na segunda-feira (30), o Conselho de Segurança Nacional do Iraque condenou os ataques aéreos dos EUA contra as bases da milícia xiita.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала