A construção de um protótipo do Tu-144 foi iniciada em 1965. Dois anos antes, saiu um decreto do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e do Conselho de Ministros sobre a criação de um avião supersônico com quatro motores a jato e sobre a construção de um lote dessas aeronaves.
Ao mesmo tempo, os concorrentes também não perderam tempo. No fim do ano de 1967, foi realizada a apresentação do Concorde franco-britânico, mas este teve muitos problemas técnicos, de acordo com a imprensa soviética.
Os engenheiros soviéticos deviam colocar o avião no ar antes do fim do ano de 1968. No dia 31 de dezembro o avião decolou de um aeródromo nos arredores de Moscou, fez duas voltas e aterrissou com sucesso.
Para o Ocidente o evento foi um choque. O Concorde só decolou dois meses depois.
O avião supersônico russo combinava uma quantidade imensa de desenvolvimentos e soluções de projeto originais. Apesar das grandes dimensões e peso, o avião parecia leve.
O Tu-144 se tornou o primeiro avião de passageiro na história que superou a barreira do som a uma altitude de 11 mil metros.
No entanto, apesar de o avião ser muito avançado para o seu tempo, seu uso como avião de passageiros terminou já em 1978. O motivo foi a catástrofe de um protótipo de testes perto de Moscou e um desastre durante um show aéreo na França em 1973.
No total foram construídos 16 aviões Tu-144. O avião supersônico realizou seu último voo em 1999. Agora ele se tornou um monumento na cidade de Zhukovsky, na região de Moscou, onde foi construído.