O presidente expressou essa posição na sua página no Twitter.
Iran killed an American contractor, wounding many. We strongly responded, and always will. Now Iran is orchestrating an attack on the U.S. Embassy in Iraq. They will be held fully responsible. In addition, we expect Iraq to use its forces to protect the Embassy, and so notified!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 31, 2019
Irã matou um empreiteiro estadunidense, ferindo muitos. Nós respondemos com firmeza, e sempre o faremos. Agora o Irã está orquestrando um ataque contra a Embaixada dos EUA no Iraque. Eles serão totalmente responsáveis. Além disso, nós esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a Embaixada e disso o notificamos!
Manifestantes em Bagdá incendiaram a cerca da Embaixada dos EUA em um ato de condenação dos ataques aéreos contra milícias xiitas. A parede da Embaixada dos EUA está tomada pelo fogo, ao lado estão jovens gritando slogans antiamericanos e atirando pedras em direção ao edifício diplomático.
Os protestos se iniciaram logo após os funerais das vítimas dos ataques de drones dos EUA contra o agrupamento xiita Kata'ib Hezbollah.
O corpo diplomático da Embaixada dos EUA, inclusive o embaixador, foram antes evacuados do edifício da missão diplomática e já abandonaram o Iraque.
Antes os EUA atacaram cinco objetivos do Hezbollah no Iraque e na Síria "em resposta aos continuados ataques do Kata'ib Hezbollah contra bases iraquianas". O Pentágono explicou que essas ações foram tomadas em resposta ao ataque do grupo contra a base iraquiana de Kirkuk que provocou a morte de um cidadão dos EUA e deixou quatro militares estadunidenses feridos.
Os EUA acusam o Irã de financiar o Hezbollah.