- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Cai percentual de brasileiros que acham democracia melhor forma de governo

© ©Avener Prado/FolhapressApoiadores de Jair Bolsonaro comemoram vitória nas eleições em frente ao condomínio dele na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com homenagem ao coronel Brilhante Ustra, torturador na ditadura militar
Apoiadores de Jair Bolsonaro comemoram vitória nas eleições em frente ao condomínio dele na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com homenagem ao coronel Brilhante Ustra, torturador na ditadura militar - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (1°) diz que 62% dos brasileiros consideram a democracia sempre a melhor forma de governo, contra 69% apontado na pesquisa anterior, de 2018. 

Além disso, 22% dos entrevistados disseram que para eles tanto faz a forma de governo, índice nove pontos maior do que na enquete anterior, quanto 13% deram essa resposta. 

Outros 12% afirmaram que a ditadura é preferível em algumas situações, mesmo percentual da pesquisa anterior, realizada em 3 e 4 de outubro de 2018, na semana do 1º turno das eleições. 

O levantamento de agora, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 2.948 pessoas em 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Diminui índice de brasileiros que acham que ditadura pode voltar

A pesquisa também apontou que aumentou o percentual de brasileiros que acham improvável o retorno da ditadura ao país. 

Para 49% dos entrevistados não há nenhuma chance da ditadura voltar, quando em 2018 esse número era de 42%. 

Além disso, 25% acreditam que há um pouco de chance de volta, contra 19% na enquete anterior. E 21% acham que há muita chance da ditadura voltar, enquanto em 2018 esse índice era maior, de 31%. 

Quase 60% avaliam ditadura negativamente; 30% acham que foi boa

Sobre o legado da ditadura, o percentual dos brasileiros que enxergam mais realizações negativas do que positivas subiu de 51% para 59%. Por diversas ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro enalteceu o regime militar. 

Por outro lado, o percentual dos que acham que esse período deixou mais legados positivos caiu de 32% para 30%. 

O levantamento também consultou o índice de conhecimento da população sobre o Ato Institucional nº 5, o AI-5, uma das principais medidas da repressão adotadas pela ditadura militar (1964-1985). Ele é desconhecido por 65% da população brasileira, enquanto 35% dizem já ter ouvido falar do ato.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала