Washington já enviou mais de 56 mil migrantes para o México pelo programa, conhecido como "Migrant Protection Protocols" (MPP). A maioria são centro-americanos solicitando asilo nos Estados Unidos, informa a agência de notícias Reuters.
A política, que foi implementada no ano passado no Texas e na Califórnia, será aplicada em Tucson, Arizona. Anteriormente, os migrantes encontrados naquela área eram enviados para El Paso, Texas, para processar seu retorno ao México.
O presidente Donald Trump fez das políticas migratórias o foco principal de seu primeiro mandato e continua com a mesma bandeira antes das eleições de 2020.
O secretário interino de Segurança Nacional, Chad Wolf, disse em comunicado quinta-feira que o programa MPP tem sido "uma ferramenta extremamente eficaz" para os Estados Unidos.
Os críticos apontam que a iniciativa expõe os migrantes à violência no México e restringe sua capacidade de buscar proteção nos Estados Unidos.
A Comissão Mexicana de Assistência a Refugiados disse quarta-feira que recebeu 66.915 pedidos de asilo em 2019, cerca de 126% a mais que no ano anterior.