A Kata'ib Hezbollah integra as Forças de Mobilização Populares, conjunto de milícias xiitas apoiadas pelo Irã.
"Os funcionários das forças de segurança iraquianas devem ficar a pelo menos um quilômetro de distância de bases militares do inimigo americano a partir da noite de domingo", diz o comunicado.
Sábado registrou ataques em Bagdá e Ninawa
Neste sábado (4), Bagdá já registrou alguns ataques. Vários foguetes atingiram uma área residencial da capital e uma base militar que abriga soldados norte-americanos no norte da cidade.
Além disso, a Embaixada dos EUA no Iraque teria sido alvo de uma tentativa de ataque. O projétil caiu na Zona Verde de Bagdá, sem atingir o prédio e deixar vítimas.
No norte do país, na província de Ninawa, os arredores de instalações da equipe de segurança regional iraquiana foram atingidos por morteiros. O local é usado por forças norte-americanas.
Os episódios ocorrem em meio a um aumento das tensões na região após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, vítima de um bombardeio realizado pelos EUA nos arredores de Bagdá, ao lado do aeroporto internacional da capital, na última sexta-feira (3).
A ação norte-americana provocou indignação e preocupações pela região, enquanto as autoridades do Irã prometeram retaliação.