Retaliação iraniana será contra alvos militares dos EUA, diz assessor de Khamenei

© AP Photo / Darko BandicSoldado dos EUA em veículo blindado, em base militar no nordeste da Síria, em local não especificado (foto de arquivo)
Soldado dos EUA em veículo blindado, em base militar no nordeste da Síria, em local não especificado (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã reagirá ao assassinato do general Qassem Soleimani em um ataque de drones dos EUA visando "locais militares", disse um conselheiro do líder supremo iraniano neste domingo.

Em declarações à CNN, o ex-ministro da Defesa iraniano Hossein Dehghan, que hoje trabalha para o aiatolá Ali Khamenei, disse que "a resposta certamente será militar e contra locais militares". 

​Ao mesmo tempo em que falou em retaliação, o conselheiro reiterou a posição de que o Irã "não está buscando guerra" com os Estados Unidos. 

"Foi a América que iniciou a guerra. Portanto, eles devem aceitar reações apropriadas a suas ações. A única coisa que pode acabar com esse período de guerra é que os americanos recebam um golpe igual ao golpe que infligiram", disse ele à mídia norte-americana. "Depois, eles não devem procurar um novo ciclo".

Dehghan também aproveitou a oportunidade para responder a uma ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de que qualquer retaliação iraniana levaria a uma reação de Washington que consistiria em ataques contra 52 locais ou instalações do Irã.

"Trump não conhece o direito internacional. Ele também não reconhece as resoluções da ONU. Basicamente, ele é um verdadeiro gangster e um jogador. Ele não é um político e não tem estabilidade mental", disse ele, citando a Resolução 2347 das Nações Unidas, que proíbe a destruição de patrimônio cultural internacional.

Ainda de acordo com o assessor de Khamenei, se, de qualquer forma, o presidente dos Estados Unidos conseguir cumprir sua promessa, "com certeza, nenhuma equipe militar americana, nenhum centro político americano, nenhuma base militar americana, nenhum navio americano estará em segurança".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала