Em meio às tensões entre Washington e Teerã, Berlim decidiu cessar o patrulhamento de suas forças militares no Iraque como parte da Coalizão Internacional Contra o Estado Islâmico (CJTFOIR, na sigla em inglês), liderada pelos EUA.
"Devido aos recentes desenvolvimentos no Iraque, o inspetor geral das Forças Armadas Unificadas da Alemanha, [Eberhard] Zorn, decidiu suspender a mudança regular do contingente dos soldados alemães da CJTFOIR", informa comunicado das Forças Armadas.
A medida foi tomada poucas horas depois de o Parlamento iraquiano aprovar a resolução pondo fim à presença das tropas estrangeiras em solo iraquiano e proibição da utilização do solo, espaço aéreo ou águas territoriais sob qualquer circunstância.
© AFP 2023 / CHRISTOF STACHESoldados alemães em frente de veículo de trasporte de tropas Boxer depois de exercícios no sul da Alemanha, 23 de maio de 2016
Soldados alemães em frente de veículo de trasporte de tropas Boxer depois de exercícios no sul da Alemanha, 23 de maio de 2016
© AFP 2023 / CHRISTOF STACHE
No dia 2 de janeiro, um ataque aéreo eliminou o general Qassem Soleimani, líder da Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana.
O Pentágono confirmou a autoria do ataque, realizado com mísseis sob a supervisão do presidente dos EUA, Donald Trump.