Após o aumento das tensões no Oriente Médio com a morte do major-general iraniano Qassem Soleimani, o Reino Unido já teria um submarino nuclear da classe Astute no golfo Pérsico em um local que capacita seus mísseis Tomahawk a atingirem alvos no Irã.
Conforme publicou o tabloide The Sun, um oficial britânico, cuja identidade não foi revelada, teria dito que o submarino pode ser usado em um ataque contra o país persa.
"Não haverá um primeiro ataque, mas todas as precauções estão sendo tomadas, dependendo de como o Irã reage à morte de Soleimani", disse a fonte.
É válido ressaltar que a classe Astute é considerada o tipo de submarino mais avançado da Marinha Real britânica.
De acordo com a mídia, o Reino Unido mantém constantemente um submarino no golfo Pérsico. A última vez que o país disparou seus mísseis Tomahawk foi durante uma ofensiva contra o ex-presidente líbio Muammar Kadhafi em 2011 na Líbia.
Alinhamento com EUA
Ainda de acordo com a fonte, o governo britânico tem se posicionado de forma alinhada a Washington.
"Se as coisas se desenrolarem rapidamente, o Reino Unido estará sempre lado a lado com os EUA", declarou.
Além disso, o submarino americano USS Florida, capaz de carregar 154 mísseis de cruzeiro em seu interior, teria partido para algum local próximo do Irã após recentemente cruzar o estreito de Gibraltar.
Mísseis Tomahawk
Uma vez disparado, o míssil Tomahawk pode atingir alvos a uma distância máxima de cerca de 2.500 quilômetros.
Além disso, o armamento pode ter sua trajetória alterada durante o voo, sendo redirecionado para um novo alvo caso for preciso.
Geralmente, o Tomahawk é utilizado para destruir edificações inimigas.