Segundo a agência de notícias Reuters, o comandante miliciano do Iraque, Qais al-Khazali, sublinhou que a resposta iraquiana será "não menos" do que a retaliação de Teerã. Para o miliciano, a retaliação do Iraque seria uma forma de se vingar pelo assassinato do membro sênior das Forças de Mobilização Popular Shia do Iraque, Abu Mahdi al-Muhandis, que também foi morto no ataque aéreo dos EUA.
"A resposta inicial do Irã ao assassinato do comandante Soleimani aconteceu. Agora é hora de resposta inicial para o assassinato do comandante al-Muhandis. E como os iraquianos são bravos e zelosos, sua resposta não será menos do que a do Irã. É uma promessa", afirmou al-Khazali.
O chefe da Força Quds, o major-general Qassem Soleimani, e o membro sênior das Forças de Mobilização Popular Shia do Iraque, Abu Mahdi al-Muhandis, foram ambos mortos em um ataque aéreo realizado pelos EUA na sexta-feira (3), perto do Aeroporto Internacional de Bagdá. Além dos dois, mais dez pessoas morreram.
Teerã prometeu resposta feroz após a morte do seu comandante, realizando dias depois dois ataques contra instalações militares usadas pelos soldados norte-americanos no Iraque.