De acordo com Trump, os danos na base aérea de Ain Al-Asad foram "mínimos" e, após o bombardeio, o Irã aparenta estar "recuando". A rede de televisão CNN afirma que o Iraque foi avisado previamente do ataque e tomou medidas para proteger seus soldados.
"Enquanto continuamos avaliando nossas opções em resposta à agressão iraniana, os Estados Unidos imediatamente imporão sanções econômicas punitivas adicionais ao regime iraniano", disse Trump. "O Irã deve abandonar suas ambições nucleares e acabar com seu apoio ao terrorismo."
O presidente dos Estados Unidos também defendeu um novo acordo nuclear para substituir o Plano de Ação Conjunto Global, firmado em 2015 entre Teerã, China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Trump pontuou que irá solicitar que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) esteja "muito mais envolvida no processo do Oriente Médio" e disse estar "pronto para abraçar a paz com todos que a buscam".
"O fato de termos estes grandes militares e equipamentos, entretanto, não significa que temos que usá-los. Não queremos usar. A força americana, tanto militar quanto econômica, é a melhor ferramenta de dissuasão", disse Trump na mensagem que foi transmitida em cadeia nacional de televisão.