O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, confirmou, durante uma coletiva de imprensa que realizou com o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, que o ataque iraniano contra as tropas estadunidenses no Iraque veio de três locais no Irã e incluiu 16 mísseis balísticos de curto alcance que acertaram em pelo menos dois pontos.
Além disso, Mark Esper afirmou que 11 mísseis atingiram a base aérea Ain Al-Asad e a base de Arbil, mas só provocaram danos em um helicóptero, várias tendas e estacionamentos, segundo The Politico.
O secretário de Defesa dos EUA disse que o Exército do país permanece "preparado e pronto". Ele adicionou que, depois dos ataques estadunidenses contra o grupo Kata'ib Hezbollah no Iraque e a morte do general iraniano Qassem Soleimani, Washington "restaurou um certo nível da dissuasão" contra Teerã.
Na madrugada de quarta-feira (8), o Irã atacou com dezenas de mísseis balísticos duas bases aéreas iraquianas, que abrigam tropas estadunidenses, em resposta ao recente assassinato de Soleimani.