Segundo o vice-primeiro-ministro, a comissão durante a investigação do acidente apresentou quatro versões do acidente do avião.
"A primeira [versão] é a violação da carga comercial e do alinhamento da aeronave, a segunda - o impacto de fatores externos, como condições climáticas, cisalhamento do vento, jato e gelo, a terceira - erro da tripulação na pilotagem, a quarta - falha do equipamento da aeronave", especificou.
"Levando em consideração as informações meteorológicas estudadas e a análise do gravador digital dos dados de voo, a versão principal do acidente é congelamento da aeronave", disse Sklyar, em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10).
O primeiro-ministro cazaque Askar Mamin disse anteriormente que uma comissão governamental para investigar as causas do acidente deveria apresentar os resultados preliminares do seu trabalho até 10 de janeiro.
Tragédia aérea
O avião Fokker 100 da Bek Air, que se dirigia à capital do Cazaquistão, Astana, com 98 pessoas a bordo, caiu em 27 de dezembro de 2019, logo após a decolagem.
A aeronave perdeu altitude e atingiu um prédio de dois andares vazio. Doze pessoas morreram e outras 69 ficaram feridas no acidente. Voos da Fokker foram suspensos no Cazaquistão, assim como as atividades da companhia aérea.