No início do dia, o Tesouro dos EUA divulgou sanções contra 17 produtores de metais e empresas de mineração iranianas, bem como oito autoridades iranianas que supostamente se envolveram no ataque com mísseis contra duas bases no Iraque que hospedam forças americanas. Mohsen Rezaee, secretário do Conselho de Discernimento de Conveniência do Irã e ex-comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, está entre as autoridades designadas.
تحریم این حقیر هم برای #آمریکا نمادین است و هم برای من. برای آمریکا نمادین است چرا که این اقدام ذرهای اثر اقتصادی ندارد و جبران کننده موشکباران اقتدار و حیثیت واشنگتن نیست.
— محسن رضایی (@ir_rezaee) January 10, 2020
برای اینجانب نمادین است چون سند افتخارم در دنیا و آخرت است.
Essas sanções insignificantes são simbólicas para os EUA e para mim. Para os EUA, elas são simbólicas porque essa etapa é irrelevante em termos econômicos e não compensa o ataque de mísseis ao poder e prestígio de Washington. Para mim, elas são simbólicas porque me honram mais uma vez.
As relações EUA-Irã se deterioraram ainda mais nos últimos dias, depois que um ataque de drone em Bagdá, ordenado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, matou o então comandante da Força Quds iraniana, Qassem Soleimani, na semana passada. O Irã retaliou disparando mísseis contra as bases iraquianas que hospedam as forças americanas. Ninguém ficou ferido como resultado do ataque, de acordo com Washington.