O embaixador do Iraque no Irã, Saad Jawad Qandil, confirmou na segunda-feira (13) que Bagdá está negociando com Moscou sobre a compra de sistemas de defesa antiaérea russos S-300.
"É possível que o Iraque compre esses sistemas", disse Qandil.
O embaixador notou que o Iraque está buscando diversificar suas importações de armas, adicionando que Bagdá tem acordos de fornecimento de armas com Moscou.
Antes, o chefe do Comitê de Segurança e Defesa do Parlamento tinha tentado comprar os sistemas de defesa antiaérea russos, mas as negociações foram suspensas em meio às ameaças de sanções de Washington.
O chefe do comitê afirmou que a quota das armas russas nas forças de defesa antiaérea do Iraque deverá ultrapassar 50%, sublinhando que os armamentos russos são mais baratos do que os seus análogos norte-americanos.
O S-300 é um sistema de mísseis superfície-ar de longo alcance inicialmente desenvolvido na União Soviética no final dos anos de 1960 e implantado pela primeira vez em 1979.
De acordo com o Centro Internacional de Avaliação e Estratégia, o S-300 é atualmente um dos sistemas com maiores capacidades da defesa antiaérea.