Em vídeo publicado na sexta-feira (10) , operadores remotos de drones Orlan-10 orientaram o fogo de lançadores múltiplos de foguetes Grad em exercícios militares realizados na região siberiana de Kemerovo, na Rússia.
Primeiro os militares lançaram ao ar os Orlan-10, e em seguida os drones Orlan-10 enviaram ao centro de comando em tempo real as posições dos alvos localizados entre 8 e 20 quilômetros de distância.
Os sistemas de foguetes Grad então provaram seu valor, disparando contra os alvos com a informação recebida, conseguindo completar mais de 20 tarefas de tiro que lhes foram atribuídas durante o treinamento.
Usos prévios
Os drones não-tripulados Orlan-10 já foram experimentados no Dia das Tropas de Mísseis e Artilharia, em 19 de novembro 2019, aniversário da contraofensiva do Exército Vermelho perto de Stalingrado em 1942, que começou com disparos de milhares de peças de artilharia.
Em um vídeo publicado no dia seguinte, os artilheiros russos testaram na região de Kuzbass, sudoeste da Sibéria, disparos da peça de artilharia 2S7M Malka usando coordenadas fornecidas pelo Orlan-10.
As tropas governamentais da Síria também utilizaram o lançador múltiplo de foguetes Grad BM-21 em junho de 2019 em uma operação contra terroristas.