Segundo o Instituto de Pesquisa de Pesca e Vida Selvagem da Flórida, trata-se da garoupa do tipo Varsóvia mais velha a ser registrada pelo instituto.
O peixe foi capturado por Jason Boyll a cerca de 180 metros de profundidade, utilizando a prática clássica de anzol e linha. O pescador compartilhou fotos nas redes sociais do enorme animal marinho que conseguiu retirar do mar no golfo do México com ajuda de seus amigos.
O Instituto de Pesquisa de Pesca e Vida Selvagem da Flórida entrou em contato com o pescador para obter algumas amostras e poder identificar o peixe.
Graças à extração de otólito, uma estrutura presente dentro das câmaras no aparelho vestibular do ouvido interno dos vertebrados, foi possível identificar a idade do peixe. "Obter otólito deste peixe foi extremamente valioso, sendo que as amostras de peixes tão grandes são raras", explicou a entidade.
Garoupa do tipo Varsóvia são consideradas espécie quase ameaçada de extinção. O instituto recomendou que pescadores não fisguem garoupas por desconhecer a quantidade de peixes desta espécie no golfo.
Garoupa do tipo Varsóvia é conhecida por seu grande tamanho. Os machos podem alcançar 2,3 metros de comprimento e pesar quase 200 quilos.