Ativistas climáticos invocam Constituição alemã para processar governo de Merkel

© AP Photo / Markus SchreiberChanceler alemã, Angela Merkel, durante um encontro com autoridades de seu governo em Berlim, Alemanha
Chanceler alemã, Angela Merkel, durante um encontro com autoridades de seu governo em Berlim, Alemanha - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ativistas alemães anunciaram que irão processar o governo da chanceler Angela Merkel por sua política ambiental e por sua suposta violação do direito constitucional à "dignidade humana".

A Câmara baixa do Parlamento da Alemanha aprovou no ano passado um grande pacote de proteção climática para ajudar o país a cumprir sua meta de 2030 de redução das emissões de gases do efeito estufa. Grupos de ambientalistas, contudo, consideram as medidas insuficientes, informa a agência de notícias Reuters.

"Isso não é mais apenas sobre as gerações futuras. Para nós, é sobre nossa geração, nossas vidas e o fato da inação do governo aterrorizar nossa liberdade", disse Luisa Neubauer, que integra o grupo climático "Sextas-feiras pelo futuro", e que é uma das reclamantes. 

O processo é um dos três movidos na semana passada contra o governo e o Parlamento, invocando o direito básico dos alemães, segundo o primeiro artigo da Constituição local, de viver com dignidade.

"A partir de hoje, a questão é se a não ação do governo é compatível com a Constituição. Estamos convencidos de que não e é por isso que estamos processando", afirmou Neubauer.

Os grupos Amigos da Terra, Greenpeace, Ação Ambiental da Alemanha e Germanwatch disseram apoiar os processos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала