De acordo com o historiador Matthew Sibson, que estuda a história geológica do oceano Atlântico, a cidade afundada poderia estar localizada em uma ilhota rochosa desabitada no Reino Unido.
"Rockall é o local mais provável para Atlântida e há características claras e óbvias feitas pelo homem que não deixam dúvidas de uma civilização antiga perdida", disse o especialista em um vídeo postado em seu canal no YouTube.
Sibson acredita que se há algum lugar que se encaixa nas citações do antigo filósofo grego Platão sobre Atlântida, esta área seria essa pequena ilha britânica no oceano Atlântico.
"Platão é explícito que a Atlântida não é uma cidade, mas uma ilha, que leva a outras ilhas, depois ao enorme continente oposto, que só pode ser as Américas. As outras ilhas referidas por ele devem estar situadas entre as Américas e a massa continental afundada de Atlântida, perto da Europa e da África, como Platão diz estar fora dos Pilares de Hércules [penhascos que existem no estreito de Gibraltar]", disse o especialista, citado pelo tabloide britânico Express.
"O único pedaço de crosta continental sob o mar do nosso lado dos Pilares de Hércules é Rockall", esclareceu.
Cidade submersa
O historiador conta que o filósofo grego afirmou que houve um tempo de terremotos e inundações extraordinárias, e em uma terrível tempestade os guerreiros de Atlântida foram engolidos e Atlântida também afundou no mar e desapareceu.
"É por isso que o oceano nesta parte não pode ser navegado ou explorado, devido à grande profundidade de lama causada pelo afundamento da ilha", destaca.
Outra explicação para o desaparecimento da cidade pode ter sido a atividade geológica perto da ilha de Rockall, levando ao aumento da atividade vulcânica e a um grande deslocamento de água sob a forma de tsunamis, justifica Sibson, adicionando que a região "pode certamente ser um local para pesquisa futuro".
Atlântida é uma ilha fictícia descrita pela primeira vez pelo escritor grego Platão em seus textos. Segundo a história, Atlântida termina caindo em desgraça com as divindades e submergindo no oceano Atlântico.