China lança satélite com tecnologia 5G para fornecer Internet a aviões e desertos (VÍDEO)

© AFP 2023 / StringerLançamento espacial na China (imagem ilustrativa)
Lançamento espacial na China (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Empresa chinesa GalaxySpace lançou hoje ao espaço o foguete transportador Kuaizhou-1A com um satélite que deverá fornecer conexão 5G ao planeta.

A medida faz parte dos planos de Pequim possuir um total de mil satélites capazes de fornecer Internet com conexão 5G ao redor do planeta.

Conforme publicou o portal People's Daily, o lançamento foi feito hoje (16), conforme é visto em um vídeo publicado pela mídia no Twitter.

Um satélite de comunicação de banda larga foi lançado por uma empresa de Pequim a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China nesta quinta. Um foguete de transporte Kuaizhou-1A enviou o satélite, o qual é o primeiro da empresa GalaxySpace para entrar na órbita planejada.

Internet em lugares de difícil conexão

O satélite enviado ao espaço foi designado para fornecer conexão estável de Internet a lugares remotos, assim como desertos e oceanos, ou até mesmo a trens-bala e aeronaves, nos quais a conexão costuma ser fraca.

Contudo, o uso da tecnologia tem causado desconforto e ânimos contrários em certos países.

Acusações de espionagem

Para o governo americano, a tecnologia 5G chinesa poderá ser usada para fins militares, o que colocaria sob risco a segurança dos países.

Ainda de acordo com o general reformado do Exército americano, Robert Spalding, a China poderia usar seus satélites para espionagem em massa, conforme publicou o tabloide Daily Star.

Já o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, rotulou a tecnologia chinesa como uma "ferramenta para a repressão" em um encontro em Lisboa com autoridades locais.

No entanto a visão americana não tem sido compartilhada com muitos países, incluindo aliados de Washington. Entre eles estaria o Reino Unido.

Também de acordo com o tabloide, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que o "público britânico merece ter acesso à melhor tecnologia possível".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала