Uma equipe internacional de astrofísicos descobriu indícios de existência de um segundo planeta na órbita da estrela mais próxima do Sol, a Proxima Centauri, o que poderia levar a realização de futuras explorações espaciais.
A referida estrela está localizada a aproximadamente 4,2 anos-luz da Terra e é uma anã vermelha com uma massa oito vezes mais pequena que a do nosso Sol. Em 2016 foi descoberto um exoplaneta potencialmente habitável, o Próxima b, girando à sua volta. Mais tarde foram detectadas evidências da existência de cinturões de pó em torno da Proxima Centauri.
Em uma pesquisa recente publicada nesta quarta-feira (15) na revista Science Advances, cientistas informaram ter encontrado um outro planeta chamado Proxima c, uma descoberta que perfila esse sistema planetário como mais complexo.
O recém-descoberto objeto celeste seria um planeta rochoso, com uma massa mínima aproximadamente seis vezes maior que a terrestre e que teria sua órbita igual a 1,5 vez a distância entre a Terra e o Sol.
"O sinal [recebido] parece ser muito convincente, mas ainda não podemos excluir que se deva a outros fatores, como um ciclo de atividade magnética estelar", explica Cristina Rodríguez-López, investigadora do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, Espanha, que está envolvida na pesquisa.
Cientistas salientam também que a proximidade do sistema vizinho e a distância entre o planeta e sua estrela indicam que ele poderia se tornar em um objetivo principal para seu acompanhamento e caracterização com ajuda de instrumentação de imagem direta de próxima geração.