"Vou comer essa chuva de cinzas, até o próprio Taal. Vou urinar em cima desse maldito", afirmou Duterte na segunda-feira antes de sua primeira aparição pública desde que o vulcão Taal entrou em erupção neste mês.
O polêmico presidente andou afastado dos olhos do público por diversas vezes no ano passado, muitas delas durante semanas seguidas, alegando problemas de saúde, nomeadamente lesões na coluna vertebral causadas por acidentes de moto no passado.
No entanto, ele visitou as comunidades afetadas na terça-feira (14), apesar das advertências de seu médico sobre o perigo de inalação de cinzas vulcânicas, declarando a região uma "área de desastre", independentemente de a atividade vulcânica vir "evoluindo para explosão ou abrande". Ele também fez alguns comentários irreverentes sobre sua viagem à zona atingida, mais especificamente sobre as mulheres da região, consideradas por ele "atraentes".
Beleza feminina é solução?
"Tenho muitos problemas. Quando eu estava no helicóptero, estava pensando em muitas coisas, mas quando cheguei aqui, os problemas desapareceram", afirmou Duterte, no Complexo Esportivo da Província da cidade de Batangas. "Realmente, eu amo mulheres bonitas."
Ele também disse que queria congelar o preço das máscaras de proteção faciais face a relatório recebido atestando a subida ininterrupta do preço delas.
Nesta quinta-feira (16), o nível de alerta vulcânico permanece em 4, o que significa perigo de erupção iminente, de acordo com a PHIVOLCS, a agência sismológica das Filipinas. Quase 40 mil pessoas tiveram de ser evacuadas das aldeias próximas ao vulcão.