Austrália envia fragata para Oriente Médio em meio a tensões

© AFP 2023 / ABIS JULIANNE CROPLEYFragata australiana HMAS Toowoomba em busca do voo MH370 no oceano Índico (foto de arquivo)
Fragata australiana HMAS Toowoomba em busca do voo MH370 no oceano Índico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Marinha australiana enviou sua fragata HMAS Toowoomba para uma rotação de seis meses em conjunto com coalizão naval criada pelos EUA no estreito de Ormuz.

O navio partiu para o Oriente Médio para executar operações de manutenção de livre navegação e contra a pirataria.

Conforme informou o portal The Diplomat, a fragata deverá substituir o navio HMAS Ballarat, o qual saiu da região ainda em julho do ano passado.

Uma vez no Oriente Médio, a fragata irá se juntar à coalizão naval feita pelos Estados Unidos ainda em setembro passado.

Na ocasião, os EUA e o Irã protagonizaram um aumento considerável das tensões em suas relações após ataques a petroleiros no golfo Pérsico e o bombardeio realizado contra refinarias da Saudi Aramco.

Uma aeronave P-8A Poseidon da Austrália também deverá ser enviada para a região para auxiliar nas operações da HMAS Toowoomba.

Pouco petróleo

Ainda de acordo com a mídia, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, havia frisado a importância que o golfo Pérsico tem para o setor energético australiano em agosto passado.

"De 15% a 16% do petróleo cru e de 25% a 30% do petróleo refinado destinado à Austrália transita pelo estreito de Ormuz", afirmou.

Além disso, o premiê notou que a Austrália só teria reserva de petróleo para suprir a nação por três semanas caso seu suprimento fosse bloqueado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала