Merkel diz esperar que conferência em Berlim garanta cessar-fogo na Líbia

© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensLíderes mundiais participam da Conferência de Paz na Alemanha sobre a Líbia
Líderes mundiais participam da Conferência de Paz na Alemanha sobre a Líbia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou esperança de que a conferência sobre a Líbia, realizada em Berlim neste domingo (19), irá trazer um cessar-fogo duradouro ao país africano.

"Espero que, após a conferência de hoje [domingo], exista uma chance de que o cessar-fogo seja realizado", disse Merkel em coletiva de imprensa.

A declaração final do evento conta com "recomendações e sugestões sobre como superar a atual crise da Líbia" e também com "um capítulo focado nos esforços de segurança, incluindo a necessidade de tentar tornar o cessar-fogo sustentável", disse o ministro interino das Relações Exteriores da Rússia, Servei Lavrov.

A conferência de Berlim ocorre após as negociações entre os dois grupos políticos da Líbia realizada em Moscou no dia 13 de janeiro. O diálogo foi mediado pela Rússia e pela Turquia e reuniu o Governo do Acordo Nacional, do primeiro-ministro Fayez al-Sarraj, e o Exército Nacional Líbio, comandado por Khalifa Haftar.

Lavrov afirmou que a conferência realizada em Berlim é resultado dos esforços russos.

"Está claro que, no final, caberá aos líbios decidir. Está claro que até agora as tentativas de estabelecer um diálogo sustentável e sério entre eles falharam - uma diferença muito grande nas posições. No entanto, as recomendações descritas no documento final da conferência de Berlim, somam-se ao banco de ideias que a comunidade internacional oferece aos lados da Líbia para que eles possam concordar com as circunstâncias favoráveis ​​à retomada do diálogo", disse Lavrov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала