O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela ministra do Interior e Comunicações do Japão, Sanae Takaichi, que informou que as autoridades japonesas discutirão no final deste mês o desenvolvimento tecnológico, métodos potenciais de utilização do 6G e respectivas políticas.
"A introdução suave de padrões para redes de comunicação sem fio de próxima geração é indispensável para impulsionar a competitividade internacional do Japão", declarou Takaichi, citada pelo The Japan Times.
As autoridades japonesas esperam lançar redes 6G até 2030, ou antes. A nova tecnologia surgirá após 5G, que estará disponível no Japão já em meados deste ano.
Altas velocidades
O objetivo do Japão é alcançar velocidades até 10 vezes mais rápidas do que a quinta geração oferece. Utilizando ondas de rádio de alta frequência, o 6G japonês será capaz de carregar e transferir enormes quantidades de dados instantaneamente.
Em comparação com as redes 5G, as redes 6G terão uma taxa de dados muito maior, consumirão menos energia dos dispositivos, estarão mais seguras contra hackers e estarão disponíveis em mais dispositivos em rede simultaneamente.