O presidente venezuelano Nicolás Maduro assegurou durante o encerramento da reunião da 20ª Comissão Intergovernamental entre a Venezuela e Cuba, que teve lugar em Caracas, Venezuela, que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, está fantasiando e mentindo quando fala sobre uma ruptura das relações de cooperação entre a Venezuela e Cuba.
"Para vocês verem o que Mike Pompeo pensa, ele é um homem de fantasia que se engana, que vive de guerra psicológica, de falsidade, de mentiras, ele diz que é um fato consumado, que Cuba e Venezuela estão quase quebrando relações, vocês podem crer? A maior resposta para as falácias, para as mentiras de Mike Pompeo, são os resultados da comissão conjunta de Cuba e Venezuela", disse o chefe de Estado.
Maduro também anunciou que os programas de cooperação vão ser reestruturados para melhorá-los.
"A necessidade de reformatar toda a estrutura, toda a lógica e todos os programas de cooperação Cuba-Venezuela, e peço a vocês publicamente, como já disse ao meu irmão [Miguel] Díaz-Canel, presidente de Cuba, que nos reformemos para sermos melhores, para nos adaptarmos às novas circunstâncias", disse ele.
O presidente reiterou que os Estados Unidos impediram que os medicamentos chegassem a Cuba e à Venezuela, pelo que ambas as nações estão se ajudando mutuamente.
"Felizmente, junto com os médicos comunitários venezuelanos que se formaram juntos, vamos estabelecer esse grande objetivo para todas as clínicas que estão abertas e funcionando [...] As relações entre Cuba e Venezuela são imperturbáveis, são relações indestrutíveis", disse ele.
Da mesma forma, o presidente disse que os dois países continuarão avançando nos campos econômico, energético, político, social, cultural e educacional.
A Comissão Intergovernamental avaliou projetos nas áreas da educação, agricultura, cultura, desporto, petróleo, finanças, turismo, comércio externo, saúde, energia elétrica e telecomunicações, que estão em vigor desde 2000.