A nova façanha de golpistas consiste em obter um código de verificação que dá acesso à conta do WhatsApp da vítima.
Tal código pode ser requerido enquanto um usuário tenta ter acesso à sua conta. Sendo assim, se passando pelo dono da conta, o golpista envia uma solicitação para obter o código, o qual é enviado para seu smartphone.
Conforme publicou o portal Infobae, citando a empresa de softwares Kaspersky Lab, para obterem tal código da vítima, os golpistas simulam que a mesma ganhou ingressos gratuitos para uma festa VIP e que a mesma receberia um código de segurança necessário para validar o convite.
Uma vez recebendo tal código do WhatsApp por mensagem SMS ou chamada, a vítima informa o código para os golpistas sem desconfiar de nada.
Logo em seguida, usando o código informado, os criminosos entram na conta do WhatsApp do usuário, tendo acesso a todas as suas conversas, ao passo que bloqueiam o acesso ao usuário original.
Desta forma os golpistas podem obter informações pessoais da vítima, assim como aplicar o mesmo golpe com os contatos do vitimado.
Medidas de precaução
Para evitar tal golpe, basta que o usuário ative a verificação a partir de seu próprio smartphone na opção Conta, dentro das Configurações do WhatsApp.
Também não se deve fornecer qualquer código a terceiros que forem pedidos.
Além disso, o WhatsApp não exige de seus usuários qualquer informação por via de mensagens SMS, chamadas, pelo próprio aplicativo ou outros serviços de mensagens instantâneas.
É aconselhável verificar em quais plataformas sua conta no aplicativo permanece aberta em sessões da função WhatsApp Web, assim como evitar o uso da mesma em dispositivos compartilhados.