A situação de emergência permite às administrações municipais o acesso aos recursos federais. As verbas podem ser utilizadas em assistência, reconstrução de estruturas prejudicadas e retomada de serviços públicos, informou Agência Brasil.
Os municípios devem elaborar um plano de trabalho e a Defesa Civil nacional realizará uma análise e definirá o montante a ser destinado para essa finalidade.
A previsão é de chuvas intensas na sexta-feira. A Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte orientou a população a evitar áreas de inundação.
O governo estadual elaborou um plano para monitorar áreas de risco e emitir alertas à população. Os informes poderão ser encaminhados por SMS (o morador deve enviar uma mensagem para 40199 pra receber) ou pelos perfis da defesa civil nas redes sociais (@defesacivilbh).
A prefeitura de Belo Horizonte anunciou a adoção de um plano emergencial diante das fortes chuvas. Foram definidos onze pontos na cidade para os quais serão direcionados equipamentos e estrutura de apoio.