O jacaré-de-papo-amarelo estava caminhando às margens do lago, quando foi flagrado pelo fotógrafo Roberto Hunger, bem como pelas pessoas que estavam passando pela área naquele momento, conforme o portal G1.
"Nunca vi. Faço fotos aqui no horto há 13 anos e nunca tinha visto ele fora do lago. E de dia", afirmou Roberto ao ressaltar que é raro avistar o réptil no local.
A Prefeitura de Pouso Alegre informou que há dois jacarés-de-papo-amarelo vivendo no lago, inclusive, há uma placa informando sobre a vida dos répteis e os cuidados que os visitantes devem ter.
"Ele costuma ficar escondido, ele não fica aparente. Só toma sol quando está mais frio [...] Não somos presas para ele. É muito importante falar, ele não vai predar o ser humano. O que ele vai fazer é se defender caso se sinta incomodado", afirmou Ana Carla, frequentadora do local.
Além disso, ela orientou que os visitantes não se aproximem para tirar fotos, arremessar objetos ou tocá-lo, pois isso iria incomodá-lo em seu habitat natural.