Dá para imaginar que o Planeta Vermelho seja um lugar bastante estático, por ser desprovido de oceanos e de atmosfera como a nossa. Porém, levando em consideração um GIF publicado pela NASA, repleto de imagens de vários anos do que aconteceu em uma cratera do planeta vizinho, dá para perceber que Marte é surpreendentemente dinâmico.
A câmera do Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO) é operada por cientistas da Universidade do Arizona, EUA.
Changes in a north polar crater over six Martian years, as seen by Mars Reconnaissance Orbiter. https://t.co/N5rbvCxYX7 pic.twitter.com/XzUGafwUDr
— Riding with Robots (@ridingrobots) January 19, 2020
Mudanças em cratera do polo norte de Marte ocorridas em seis anos marcianos são vistas pela sonda espacial MRO.
"Estes depósitos de gelo formados entre crateras diminuem e aumentam ou mudam de forma ou de textura superficial de ano em ano", escreveu geólogo planetário da Universidade do Arizona, EUA, que também é o principal pesquisador da missão HiRise, escreve mídia.
A sequência de fotos remete a quase uma dúzia de anos, sendo a primeira foto de 2008 e a última – de 2019. Nem todos os anos entre 2008 e 2019 entraram no GIF, e correspondem a seis anos marcianos, visto que o Planeta Vermelho leva 687 dias terrestres para dar uma volta completa ao redor do Sol.